.:. CINE CUFA .:.

DEBATES - 2011

11 de outubro (Terça – Feira)

18hs - Exibição do filme 5x Favela seguido por debate "A favela no cinema".

O filme traz a reflexão sobre o quanto as oportunidades podem mudar a vida dos jovens, por intermédio do mundo cinematográfico, propondo a inserção da cultura das favelas nas telas de cinema.

A influencia sobre o público é algo que será discutido em debate, observando a troca cultural que ocorre e a forma como o preconceito se desfez com o passar do tempo,promovendo um intercambio de ideias e ideais.

13 de Outubro (Quinta-Feira)

16hs às 18hs - O mundo audiovisual e as influências das novas tecnologias.

Com este debate, o CINECUFA visa à inserção do cinema no cotidiano dos usuários das novas tecnologias, utilizando os atuais recursos disponíveis, tais como: celular, câmeras digitais, entre outros.

Ver que é possível fazer cinema com o que se tem a mão e tornar tudo interessante, é o objetivo deste debate.

As novas tecnologias estão criando novas formas de se produzir cinema ou apenas reeditando a máxima de Glauber Rocha sobre "Uma idéia na cabeça e uma câmera na mão"?

14 de outubro (Sexta-Feira)

19hs às 20h30 - Movimento Juventude Cine-Clube

O objetivo deste debate é apresentar e refletir quais foram as motivações e dificuldades encontradas na execução de projetos iniciados por jovens de perfierias, e como seus projetos influenciaram na rotina da região e de seus frequentadores.

 

  1. Veja o que rolou em 2010.
  2. Dia 24 de agosto: “5X FAVELA, AGORA POR NÓS MESMOS” EM DEBATE

     “5x favela”é um longa-metragem formado por cinco histórias independentes entre si, cômicas e trágicas, que refletem as múltiplas faces do cotidiano dos moradores das favelas e fogem dos estereótipos violentos que costumam se perpetuar na representação da vida nas comunidades. Os diretores se reúnem para um debate franco e direto, levantando questões relativas acerca da produção do filme.

    Mesa: Rodrigo Felha, Cacau Amaral, Cadu Barcellos, Luciana Bezerra, Manaíra Carneiro, Wavá Novais e Luciano Vidigal, Quito Ribeiro.

    Mediador: Cacá Diegues




    Dia 26 de agosto: CINEMA, TV e CELULAR

    É filme por que está no cinema? E quando vende para a televisão, é programa? Filme no celular pode? Ou é vídeo? As novas formas de se produzir audiovisual, as plataformas de mídia e o modo pelo qual o espectador vem acompanhando esta transformação é itinerante. O debate pretende discutir a estética dessa conjunção e destacar se há um limite para cada termo.

    Mesa: Luiz Antônio Pilar e Arthur Omar

    Mediadora: Maria Arlete Gonçalvez




    Dia 31 de agosto: PROFISSÃO ROTEIRISTA

     O objetivo dessa mesa é trazer à tona questões pelo ponto de vista “in loco”, pois a maioria dos roteiristas de cinema ainda trabalha no risco, e para receber “a posteriori”, o que os obriga a fazer o trabalho nas horas vagas de outras tarefas profissionais, e sem certeza se serão remunerados. Este debate pretende percorrer os desafios criativos e financeiros enfrentados por autores e roteiristas; e a trajetória rumo à profissionalização.

    Mesa: Matheus Souza e Eduardo BR

    Mediador: Marcia Zanelatto




    Dia 2 de setembro: LIMITES DO DOCUMENTÁRIO

    Pode-se afirmar que a ética está presente em todas as fases de trabalho delineando o limite do filme. Este debate pretende discutir a questão e também abordar outro fator candente em documentário: será aceitável embelezar a miséria e a violência, ou seja, transformar o sofrimento alheio em veículo comercial, sem cair numa relação abusiva com o real.

    Mesa: Rodrigo Pimentel e Mv Bill

    Mediador: Anderson Quak

Tel: 21 - 2262-3030

Cine Cufa - todos os direitos reservados CUFA 2011